top of page

Viajando pelo interior da Irlanda - Limerick, Kerry, Sligo e Donegal

Atualizado: 25 de jun. de 2024

A Irlanda é um destino muito procurado pelos intercambistas para estudar inglês, uma vez que existe a permissão de trabalho em meio turno enquanto estuda. Entretanto, ela não era uma região popular até pouco tempo.


Esse país é uma República com 26 condados localizada na ilha das Irlandas, onde faz fronteira com a Irlanda do Norte. Possui dois idiomas oficiais, o irlandês (ou gaélico irlandês) e o inglês, sua principal cidade é a capital, Dublin, e faz parte da União Europeia (UE), da ONU e de outras organizações internacionais. Além disso, ela ocupa um dos melhores IDHs do mundo, o que significa que ela tem ótimos índices de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política.


É um país com muita história, em que há registros dos primeiros assentamentos em 8 mil antes de Cristo, registro dos celtas, dos vikings, de missões do cristianismo e dos ingleses. A sua última situação foi a de ser colônia britânica, por essa razão tem o inglês como idioma oficial, e sua independência aconteceu em 1922.


No mais, um outro período histórico importante da Irlanda foi a Grande Fome, entre 1845 e 1849, onde aconteceu uma redução populacional de quase 25% por conta da fome, doenças, mortes e emigração de mais de um milhão de irlandeses para os Estados Unidos e Canadá, especialmente. Esse episódio é muito marcante na história do país e até um museu na capital sobre isso.


A publicação de hoje será um pouco diferente, eu não vou falar sobre intercâmbio e nem sobre estudar inglês na Irlanda. Estarei falando sobre o turismo em algumas regiões da Irlanda.


Eu vou explicar como chegar na Irlanda, como se locomover no país, mas em termos de roteiro será um pouco diferente das publicações anteriores, visto que estarei abordando regiões diferentes do país.


Como chegar

Se você estiver saindo do Brasil, preciso dizer que não existe voo direto para a Irlanda. É necessário ir para algum outro país na Europa, como Portugal, Espanha, França, Alemanha ou Inglaterra, para pegar um voo para a Irlanda. Uma vez na Irlanda, tem ônibus e trens que conectam a capital ao restante do país. Além disso, também tem aeroportos em outras cidades irlandesas, como Cork e Limerick, por exemplo.


Limerick está localizada no centro-oeste do país, enquanto Sligo e Donegal no norte e Kerry no suldoeste. Tem aeroportos nestas regiões, mas talvez não valha a pena ir de avião, por essa razão é recomendável ir de ônibus, trem ou comprar um tour com um guia para esses interiores.


Como se locomover

Para se locomover dentro das cidades, você pode utilizar o cartão de transporte da cidade para visitantes que você colocar a carga no cartão e pode utilizá-lo ou você pode pagar o ônibus com moedas.


No caso do ônibus, eles não aceitam dinheiro em notas, não aceitam cartão por aproximação e caso você dê mais moedas do que o necessário, eles não vão dar troco. Por conta dessas limitações, talvez seja melhor adquirir o cartão de transporte, que é chamado de Leap Card. Uma informação importante é que se você for percorrer menos de 13 paradas, você precisa avisar o motorista antes de usar o cartão, pois o valor que ele irá cobrar no seu Leap Card será menor, mas se for mais de 13 paradas, é só aproximar o seu cartão e ele fará a cobrança de maneira integral.


Para utilizar o tram em Dublin, que é conhecido como Luas, você deve comprar o ticket antes de embarcar numa das estações. Você tem a opção de comprar ida e volta, comprar para uma semana ou até para o mês. Você também pode utilizar o Leap Card no Luas, basta aproximar o cartão nos leitores antes de embarcar e depois de desembarcar. Não esqueça de aproximar o cartão ao embarcar porque você pode ser multado e não esqueça de aproximar após desembarcar porque aí será cobrado proporcional a sua jornada e se você esquecer você será cobrado de maneira integral


Para se locomover entre as cidades, você pode utilizar ônibus em que você pode pegar na rodoviária ou em alguns locais específicos onde eles param ou você pode usar os trens nas estações.


Onde se hospedar

A Irlanda tem algumas opções de hospedagem, desde hotéis caríssimos com spa até hostels mais acessíveis. É necessário fazer uma pesquisa para encontrar algo que te agrade, mas opção não falta.

Quanto menor a cidade, menor será a quantidade de opções, então é importante pesquisar com antecedência, especialmente se for em alta estação como o verão europeu.



Roteiros

Como eu citei na introdução desta publicação, eu estou trazendo regiões diferentes do país num mesmo post. Além disso, eu adquiri um passeio com um roteiro pronto para três das quatro cidades e em apenas uma cidade eu fui visitar por conta própria, mas mesmo assim, contei com o suporte de uma amiga que mora lá. Ou seja, os roteiros não são meus, por essa razão eu decidi juntar tudo em uma publicação só.


Vou falar sobre cada uma das cidades e o que fiz por lá. Bora nessa?


Limerick

Limerick é a 4ª maior cidade irlandesa, estando localizada no oeste da ilha, a aproximadamente 200 km de Dublin. Cortada pelo Rio Shannon, ela é famosa por algumas atrações históricas/culturais e por ser sede do time de Munster, um dos times de rugby mais famosos da Ilha. A cidade tem a sua relevância histórica, cultural, econômica e esportiva, tornando-se memorável.

Limerick é conhecida por ser uma das cidades procuradas por pessoas para estudar inglês. E a cidade conta com uma das universidades mais importantes da Irlanda.


Eu tive a oportunidade de conhecê-la porque fui visitar uma amiga que está morando lá e passei o final de semana. Dei uma pesquisada em algumas coisas e minha amiga me levou para conhecer alguns locais.


O passeio nos dois dias foi:

  1. Arthur’s Quay Park - é um parque bem no centro da cidade, fica ao lado do Centro Comercial Arthur’s Quay e é o ponto de chegada e partida dos ônibus para outras cidades da Irlanda, incluindo Dublin.

  2. The Milk Market - é um mercado que você pode comprar produtos frescos oriundos das fazendas da região, além de artesanato. Ele abre por volta das 9 da manhã e fecha às 13h, então se programe para ir no período matutino.

  3. People’s Park - é o parque principal da cidade de Limerick, foi inaugurado em 1877 e um dos locais favoritos das pessoas para sentar, bater um papo e lanchar. Se você chegar de trem em Limerick, você vai parar aqui, porque a estação fica localizada ao lado do parque.

  4. Limerick City Gallery of Art - fica ao lado do People’s Park e foi fundada por Andrew Carnegie para ser uma biblioteca e museu. Ela ficou fechada por um tempo, mas foi reaberta em 2012.

  5. Bedford Row - é uma rua para pedestres em que você pode parar para comer, tomar um café ou uma uma pint de cerveja. Aqui é onde acontece algumas atrações da cidade, como as luzes de natal em dezembro e apresentações de dança pela Universidade.

  6. Clancy Strand Boardwalk - é uma passarela às margens do rio Shannon com alguns pontos panorâmicos para fotos e algumas estátuas repletas de história, como a Treaty Stone.

  7. King John’s Castle - o castelo do século XIII é o local mais famoso de Limerick e fica localizado numa ilhazinha dentro da cidade, chamada de King’s Island (tradução: ilha do rei). Esse castelo fica aberto das 9h30 às 17h e é uma atração paga, sendo que o ingresso para um adulto está custando €13.

  8. King John’s Castle é, sem dúvida, a atração mais famosa de Limerick. É um castelo do século 13, situado numa ilha chamada King’s Island. A existência da ilha remonta ao ano 922, quando ainda era habitada pelos vikings, mas o castelo em si foi ordenado pelo Rei John e construído em 1200. O castelo fica aberto desde as 9:00 até as 20:00, e o ingresso para adultos custa 10,50 euros.

  9. St. Mary’s Cathedral - a catedral foi fundada em 1168 e é o prédio mais antigo da cidade que ainda está em uso. Conta-se que a catedral foi fundada pelo último rei do Munster, Domnall Mór Ua Briain, no lugar de seu palácio na King’s Island. A catedral fica aberta todos os dias da semana, das 8:30 até 17:30, com missa aos domingos. Vale a pena entrar para conferir a arquitetura ou curtir os concertos que sempre acontecem na programação da igreja.

  10. University of Limerick - a universidade não tem muros ou grades, então é possível acessar a area verde (que é gigantesca), aproveitar para caminhar, ver o rio, ir a prainha e até fazer um piquenique. Lá também se encontra um teatro, sala de concertos, arena de esportes e piscina.

Fotos: arquivo pessoal, 2022.



Kerry

Kerry é um condado maravilhoso, mas diferentemente de Limerick eu optei por comprar um passeio e ir com um grupo (que eu não conhecia) passar o final de semana conhecendo a região de Kerry e as proximidades.


No primeiro dia passamos pelo vilarejo de Adare e fizemos um passeio pelo anel de Dingle, conhecido como Slea Head Drive, que incluiu os cordeiros bebês. No segundo dia passamos pelo Gap of Dunloe e fizemos os passeios pelo anel de Kerry, mais conhecido como Ring of Kerry. e foi assim tanto no primeiro dia quanto no segundo. Alguns dos pontos de parada foram:


Dia 1 - sábado:

  1. Vilarejo de Adare - o vilarejo é na verdade no condado de Limerick e possui menos de 3 mil habitantes e é caminho para o condado de Kerry. Logo na entrada tem as ruínas de um mosteiro, chamado Augustinian Friary, construído entre os séculos XIV e XV. Mas a razão principal para visitar Adare é que existem casas de palha na vila, construídas em 1820 e que atualmente funcionam como restaurantes, lojas de roupas e de artesanatos. A vila é considerada Patrimônio Histórico da Irlanda.

  2. Dingle - é um vilarejo pequeno na ponta sudoeste da ilha da Irlanda, junto de uma enseada que abriga um pequeno porto. Além disso, Dingle se tornou famosa por conta Fungie, que é um golfinho que começou a acompanhar barcos de pescadores da região e ele sempre aparecia próximo às embarcações. Entretanto, com a pandemia e a diminuição dos barcos, Fungie desapareceu por um tempo, chegou a reaparecer, mas sumiu novamente. Como ele se tornou famoso desde 1984, acredita-se que ele faleceu e em sua homenagem foi construída uma estátua na cidade.

  3. Slea Head Drive - o Slea Head Drive nada mais é do que uma rodovia circular no entorno da península de Dingle. As paradas aconteciam na própria rodovia, ou pegando uma estradinha para entrar num vilarejo.

  4. Hold a baby lamb - são os cordeiros bebês onde é possível visitá-los e alimentá-los. É uma atração paga e que não é cara.

  5. Dunquin Pier - é um píer que já serviu de cenário para alguns filmes, como The Village e Ryan’s Daughter. Além disso, é um dos locais mais fotogênicos de toda a Irlanda.

  6. Houveram outras paradas com vistas panorâmicas, pois tem alguns estacionamentos ao longo da rodovia.


Dia 2 - domingo:

  1. Gap of Dunloe - é um desfiladeiro com uma estrada pequena para a passagem de carros e motos. Fomos nesse local bem cedinho, chegamos lá por volta das 7 da manhã, e foi a melhor coisa, pois pudemos aproveitar que estava vazio para visitar e tirar várias fotos. Tem um restaurante na entrada do parque, mas ele só abre às 9 da manhã e depois do passeio foi que tomamos café da manhã. Além disso, a area do Gap of Dunloe é grande e tem pessoas que vão fazer caminhada, trilha e escalada nesta região. Convenhamos que o visual ajuda bastante.

  2. Ring of Kerry - o Ring of Kerry nada mais é do que uma rodovia circular no entorno da península de Kerry. As paradas aconteciam na própria rodovia, ou pegando uma estradinha para entrar num vilarejo.

  3. Cliffs of Kerry - a costa oeste da Irlanda é montanhosa e por essa razão as falésias estão presentes em vários locais. As falésias de Kerry têm pouco mais de 300 metros de altura, maior do que o Cliffs of Moher, só que menor do que os Cliffs de Donegal. É uma atração paga, assim como todas as falésias na Irlanda e tem uma vista espetacular.

  4. Waterville - é uma cidade tranquila, na beira do Oceano Atlântico, que é conhecida por ser a cidade de Charles Chaplin. Lá tem um pequeno museu sobre o ator e também uma estátua.

  5. Houveram outras paradas com vistas panorâmicas, pois tem alguns estacionamentos ao longo da rodovia, como por exemplo a “Com an Chiste viewing park”.

Fotos: Arquivo pessoal, 2022.



Sligo

Sligo era uma região que não estava nos planos de conhecer e não tem pontos turísticos famosos internacionalmente. Ela é muito conhecida pelas belezas das praias e montanhas, além de ser a terra do poeta irlandês W.B. Yeats.


Da mesma forma que Kerry, eu optei por contratar um passeio, mas nesse caso o passeio foi de bate e volta, então eu não pesquisei antecipadamente os locais e não escolhi onde que queria ir.


Posso afirmar que foi uma surpresa interessante conhecer o condado. Tanto o condado (ou estado) quanto a capital dele se chamam Sligo, e nesse passeio paramos na cidade de Sligo e fizemos algumas paradas no interior do condado. Tudo que conheci foi uma grata surpresa e se você tiver com tempo sobrando, inclua esse destino na sua viagem.


O passeio de um dia foi:

  1. Keshcorran Caves - esse é um local que pode ser controverso para visitar. Essa caverna existe há mais de 2 mil anos e ela já foi utilizada de uma forma diferente porque foi palco para o festival Samhain, as antigas raízes do Halloween, onde acontecia o sacrifício de animais por conta da crença pagã. A caverna é mal localizada e está escondida atrás de umas árvores num recinto com cercas, no fim de uma estrada sem saída. Não é qualquer um que sabe onde fica esse local. Se eu soubesse o que acontecia antes de subir na caverna, eu acho que não iria. Entretanto, eu não senti uma energia pesada lá, mas não fiquei tão confortável em caminhar muito pela caverna.

  2. Eagles Flying Ballymote - é um santuário de águias, falcões, corujas, abutres, guaxinins e raposas. É uma atração paga e precisa realizar a compra do ingresso com pelo menos 1 dia de antecedência.

  3. Glencar Waterfall - é uma cachoeira de mais ou menos 15 metros na divisa entre o condado de Sligo e Leitrim.

  4. Devil's Chimney Waterfall - é uma cachoeira com 150 metros, sendo considerada a mais alta da Irlanda. Infelizmente as condições de tempo estavam chuvosas quando eu fui em Sligo e não foi possível visualizá-la. Outra informação importante é que se for época de tempo seco, também não será possível vê-la porque ela seca. Além disso, tem uma trilha para vê-la de perto, mas devido a chuva na época que eu fui, não fizemos.

  5. Benbulben - é uma formação rochosa que faz parte das Montanhas de Dartry. Esta surgiu durante a Idade do Gelo, tendo uma idade superior a 320 milhões de anos, e pertence às chamadas montanhas de "mesa". Já o Benbulben é o penhasco desse platô rochoso.

  6. Gleniff Horseshoe - é o nome do circuito de 10km que oferece vistas espetaculares das Montanhas de Dartry e da Baía de Donegal.

  7. Classiebawn Castle - é um castelo que já foi residência para o Visconde de Palmerston (1784-1865), entretanto ele nem chegou a morar nela uma vez que sua construção só foi finalizada em 1874. É uma propriedade privada da família, portanto não tem visitação.

Fotos: Arquivo pessoal, 2022.



Donegal

Donegal é um condado no noroeste da Irlanda, que está a 200 km de Dublin. O condado é conhecido por ser cercado por montanhas e praias belíssimas. A capital do condado se chama Donegal Town e é uma cidade pequena quando comparada a Sligo, por exemplo.


Assim como no passeio anterior, eu fiz um bate e volta de um dia por meio de uma agência. Então, o roteiro dos locais que passei não é meu, mas não deixa de ser magnífico.


O passeio de um dia foi:

  1. Fairy Bridges & Tullan Strand - a Fairy Bridges é uma atração localizada na cidade de Bundoran, condado de Donegal, que possui a The Wishing Chair (cadeira dos desejos). Tem uma lenda de que se você sentar na cadeira de pedras e fizer um desejo seguindo um certo ritual, esse pedido se realizará. Ao sentar na cadeira, a praia de Tullan Strand estará localizada diretamente à sua frente.

  2. Donegal Town - aproveitamos a parada na cidade para visitar o castelo de Donegal. Ele foi construído no século XV e é aberto a visitação entre os meses de março e outubro. O preço do ingresso é bem acessível, que custou 4 euros.

  3. Killybegs - é uma cidade em Donegal que tem o maior porto pesqueiro do país e da ilha da Irlanda, sendo caminho para outros destinos turísticos no condado de Donegal.

  4. Muckross Head - é o topo das falésias de Muckross, com uma vista panorâmica espetacular e é uma das principais atrações do condado de Donegal. Lá de cima é possível visualizar as duas praias na península.

  5. Slieve League Cliffs - as falésias de Donegal é a segunda maior da Irlanda, com quase 600 metros, e uma das maiores da Europa. Eu pessoalmente já estive em outras 2 falésias da Irlanda (Moher e Kerry), e a de Donegal é impressionante.

  6. Silver Strand Beach & Malin Beg - é uma baía, bem isolada, com uma praia belíssima. Ao chegar, você verá a praia de cima e terá que descer 174 degraus da escada para acessá-la.

Fotos: Arquivo pessoal, 2022.



Esse é um roteiro conjunto de alguns passeios que fiz de final de semana para quatro locais na Irlanda que eu estou disponibilizando gratuitamente, apesar de ter pagado por esses passeios.


Agradeço se você puder compartilhar com amigos e colegas, pois assim meu trabalho aqui no blog pode chegar para mais pessoas.



Jessica Amaral

 

Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista de links úteis para você:


Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!


Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.


Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama. 


Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!


Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.


Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500. 


Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link. 


Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio. 


Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!


Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior. 


Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.


Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!


Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.


Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.


Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2025

bottom of page