top of page

Roteiro de bate e volta para Belfast, Irlanda do Norte

  • Foto do escritor: Jessica Amaral
    Jessica Amaral
  • 9 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de fev. de 2024

Olá,


Dando continuidade a série de publicações no blog dos roteiros de viagem que eu fiz para as minhas viagens na Europa, hoje é dia de falar da Irlanda do Norte. Foram 10 países ao todo, consequentemente haverá 10 publicações para cada um deles, sendo esta a quarta.


Ao final dos 10 países, eu vou lançar o meu ebook para que você possa criar o seu roteiro de viagens personalizado. Fique atento, não deixe de acompanhar os roteiros e esse post será atualizado com o link do ebook ao final das 10 publicações.


Antes de falar do roteiro em si, eu acredito ser importante fazer uma contextualização para que você possa entender melhor como se deu a logística.


Eu me mudei para a Irlanda em dezembro de 2018 para fazer um intercâmbio de inglês por 8 meses (6 meses de aula + 2 meses de férias). Por morar na Europa, isso facilita a logística em termos de opções de voos e duração dos mesmos. Acabei ficando mais tempo na Irlanda, onde estou até hoje.


Belfast, capital da Irlanda do Norte, fica aproximadamente a 2 horas e meia de carro de Dublin, capital da República da Irlanda. Dessa forma, eu fiz um bate e volta de 1 dia para conhecer a Belfast com a guia turística Chuliane.


Geralmente eu estava colocando as datas e os dias da semana, mas dessa vez não será necessário uma vez que eu fui e voltei no mesmo dia, um sábado dia 15 de dezembro de 2018.


Chega de enrolação e vamos ao roteiro!


Ao chegar em Belfast fizemos um walking tour pela cidade, como uma forma de visitar os pontos turísticos a pé e conhecer de maneira mais rápida e prática.


Passamos pelos seguintes locais na area do centro da cidade:

  1. Europa Hotel

  2. The Crown Liquor Saloon

  3. Grand Opera House

  4. City Hall (prefeitura)

  5. St George’s Market

  6. Victoria Square

  7. Albert Memorial Clock

  8. The Big Fish


Uma coisa interessante sobre Belfast é que a cidade é dividida em 4 quadras turísticas. O walking tour nos permite conhecer uma dessas totalmente caminhando aproximadamente 2,5km, que são os pontos listados acima.


Nas outras 3 quadras turísticas, tem alguns pontos neles, mas não muito e é necessário pegar um ônibus ou algum transporte para se locomover entre eles, já que eles são um pouco mais afastados da região central.


Antes de continuar fizemos uma parada para um almoço no St George's Market. Esta é uma das atrações mais antigas de Belfast. Além disso, como era o mês de dezembro, estava acontecendo uma apresentação de um coral. Foi lindo! Me senti dentro dos filmes de Natal que assisti durante a infância na sessão da tarde onde é frio e tem neve (o detalhe foi que não estava nevando, mas vamos pular essa parte, rsrs).


Após o almoço, fizemos um city tour panorâmico em outras duas quadras turísticas de Belfast e paramos para tirar fotos em dois locais, que foram:

  • Murais da Paz - são muros construídos em 1969 para separar os bairros católicos e protestantes. Existem portões para que os muros possam ser fechados e está tudo lá, mas não é mais utilizado. O que acontece atualmente é que os muros são utilizados como forma de protesto pacifico e provocativo com arte de grafiteiros, além de diversas mensagens de paz.

  • Parlamento de Belfast - aqui é onde está representado o órgão legislativo da Irlanda do Norte. Também é utilizado para sediar eventos da coroa britânica.


Depois das fotos no muro da paz e no parlamento, fomos em direção a um dos pontos turísticos mais famosos de Belfast: Museu do Titanic.


O museu foi inaugurado quando aconteceu o centenário do acidente do navio e já ganhou o prêmio de Melhor Atração Turística do Mundo. São 6 andares com galerias interativas que contam toda a história do Titanic e fazem uma homenagem às vítimas. Compramos os ingressos e acredito que passamos cerca de 2 horas aproveitando o museu. Eu recomendo a visita, especialmente se você já viu o filme e é curioso para entender mais sobre o acidente.


Foto: arquivo pessoal, 2019
Foto: arquivo pessoal, 2019

Por fim, encerramos a nossa noite no Belfast Christmas Market que estava sendo realizado no jardim da prefeitura, que é na região central da cidade. Fizemos um lanche no mercado de Natal, que virou o nosso jantar, tomamos algumas bebidas para nos ajudar a esquentar do frio e entre 19h e 20h retornamos para Dublin.


É possível adquirir alguns passeios e ingressos com antecedência. Como eu fui com uma guia em um ônibus partindo de Dublin, não foi necessário. Caso você precise, segue alguns links:


Assim ficou concluído o meu quarto roteiro de viagem. Amanhã farei a publicação sobre a Bélgica, em breve o ebook será lançado e o link ficará disponível para compra.


Caso tenha alguma dúvida você pode deixar um comentário aqui no blog, falar comigo no instagram ou por e-mail.


Muito obrigada!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

CNPJ: 49.887.934/0001-86Jessica Amaral,

Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 435, Aracaju/SE, 49040-840

jessicaamaral.com.br | 2018-2025

bottom of page