Amsterdam, a cidade dos canais
- Jessica Amaral

- 11 de nov. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2024
Amsterdam faz parte do imaginário de muitos viajantes.
Os canais, a vida noturna, a sensação de que as coisas são permitidas, as tulipas, os queijos, as bicicletas, as cervejas, … tudo isso faz com que Amsterdam seja o sonho de muitas pessoas.
Falando em canais, que coisa maravilhosa é poder ver isso de perto e se perder entrando pelo caminho errado (aconteceu várias vezes comigo e agradeço ao Maps que me salvou rsrsrs).
Como muita gente deve saber, várias partes do país são considerados abaixo do nível do mar, então eles tiveram que desenvolver técnicas, ferramentas e formas de tornar a terra visível e habitável. Por essa razão, os canais na cidade de Amsterdam são uma consequência do planejamento da cidade, sendo que eles fazem parte do plano urbano e são usados como meio de transporte, para quem tem barcos, além das casas-barcos (house boats), onde as pessoas literalmente residem nos barcos.
O próprio surgimento da cidade remonta da água. Amsterdam é cortada por rio, chamado Amstel. No século 13, tinha uma barragem, que em holandês se chamada Dam. Como era comum as pessoas morarem próximo ao rio, então era frequente se dizer: “eu moro no rio Amstel, perto da barragem (dam)”, e assim nasceu o nome da cidade: Amsterdam.
As águas do rio Amstel sempre existiram, mas um dos ditados holandeses mais populares é “Deus criou o mundo, mas foram os holandeses que criaram a Holanda”, ajuda a explicar porque existem tantos canais pela cidade.
Amsterdam sofreu um grande boom populacional entre 1585 e 1685 e foi replanejada durante o século 17 com a início da construção dos canais, Herengracht, Prinsengracht, e Keizersgracht. A cidade, assim como várias outras na Europa, foi crescendo de maneira concêntrica para criar as areas residenciais e poder abrigar as pessoas que se mudavam para lá. Só que como qualquer grande cidade, a superpopulação trouxe consequências que foram sentidas ao longo dos próximos 2 séculos, como os problemas de esgoto e as doenças que surgiram, como a cólera. Veja o mapa do canais do século XVII:

No século XIX cogitaram transformar os canais em ruas e avenidas (imagina só?!). Entretanto, não conseguiram seguir com esse plano porque um dos motivos para a cidade atrair tantos turistas (e consequentemente ter movimentação de renda) era por conta dos famosos canais. Dessa forma, os canais foram sobrevivendo, o tratamento de esgoto foi evoluindo, conseguiram limpar rio Amstel e Amsterdam continua sendo uma das cidades europeias mais procuradas para o turismo.
Em 2010 a área ao redor dos três canais mais antigos que citei mais acima foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, assim como a região do bairro de Jordaan. São mais de 160 quilômetros de canais, mais de 1000 pontes e quase 100 ilhas na Veneza do Norte, como é conhecida a cidade de Amsterdam por conta das comparações com a cidade de Veneza, na Itália.
Confira algumas possibilidades de passeios de barco pela cidade e seus canais:
Vejam algumas das minhas fotos pelos canais da cidade:
Imagens do arquivo pessoal.
Até breve,
Jessica Amaral
Eu sou afiliada a estes sites listados abaixo, isso significa que se você utilizar os serviços desses sites, você vai receber descontos especiais e eles irão me fornecer uma pequena comissão. Você ganha com isso e também me ajuda bastante. Confira a lista:
Seguro viagem: Se prepare antes de embarcar! Faça uma cotação online e escolha o melhor plano de seguro viagem para você: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos. Você ganha 5% de desconto em seguro viagem com meu link!
Booking: Procurando uma hospedagem durante a sua viagem? Pesquise opções de acomodação no Booking.com.
Airbnb: Cadastre-se para se hospedar no Airbnb e/ou usar o dinheiro extra para fazer o que ama.
Ingressos e Excursões: Evite filas e reserve com antecedência as maiores atrações do mundo. Não deixe para última hora!
Aluguel de carros: Precisando alugar um carro durante a sua viagem? Você pode fazer isso por meio do Rent cars. Eles atendem em diversos países no mundo inteiro.
Wise: Você pode comprar euro, dólar ou libra mais barato através do Wise tendo a primeira taxa totalmente FREE na sua primeira transferência. Isso só é válido para contas novas e para no máximo £500.
Remessa Online: Outra opção para comprar euro, dólar ou libra mais barato é o site Remessa Online. Ao fazer o seu cadastro, você ganha 50% de desconto no custo da primeira transferência que fizer. Você pode utilizar o nosso código: JL045 ou acesse o link.
Banco N26: Precisa de um banco online na Europa? Você pode abrir a sua conta no banco online alemão N26, assim você vai economizar com um câmbio mais acessível e realizar a sua viagem/intercâmbio.
Banco Nomad: A Nomad é uma conta global sem custos de abertura ou manutenção. Viaje e compre em dólares de forma fácil, segura e transparente. Use o meu código LVNM9QCNVX e abra sua conta para ganhar 100% de desconto na taxa de serviço na sua primeira troca de moeda pelo app!
Banco Revolut: No banco Revolut você pode ter uma conta global sem custos e converter seus reais para outras moedas e utilizar tanto o débito quanto o crédito no exterior.
Passagem aérea: Buscando passagem aérea mais barata? Pesquise pelo Passagem Promo que você irá encontrar ótimas opções.
Viaje conectado: Vale muito a pena adquirir um chip de viagem antes de sair do Brasil. Então, facilite a sua vida e se mantenha conectado!
Seguro para nômades digitais: esse é um seguro de viagem com foco nos nômades digitais, mochileiros, viajantes com frequências e até para aquele sonhado ano sabático. Além disso, ele oferece outros tipos de cobertura, como para laptop e celular.
Trusted Housesitters: você vai receber 25% de desconto na sua assinatura para ser um pet sitter (cuidador de pets) e se hospedar na casa dos donos. Você pode clicar no link ou adicionar o meu cupom de desconto: RAF609668.
Surfshark: Aproveite uma conexão estável e rápida com um serviço de VPN. Sem vigilância e protegendo seus dados online. Tenha privacidade a um preço justo.
















Comentários